Então gente, primeiro vou começar a postagem dizendo que minha ideia aqui era falar sobre desenvolvimento sustentável, sobre definição e outras coisas. Encontrei então a definição:
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Mas aqui sou uma colaboradora, estou ajudando meu pai a montar seu blog e quando passei a ideia do texto pra ele ele respondeu:
"O homem um dia saiu da mata e em milênios de evolução chegou em um apartamento de luxo, mas é la na mata que ele se sente bem. Por mais bem estruturado que seja um discurso ecológico não se iguala ao do divino mestre jesus: "olhai as aves do céu... olhai os lírios dos campos...". Acho uma ignorância dizer "Desenvolvimento Sustentável", porque se não fosse sustentável não seria desenvolvimento. E a palavra economia, "administração doméstica", se fosse bem vivida também não precisaria vir acompanhada de "sustentável". Como vê, minha filha, meu coração relembra minha falecida avó: - Geninho, quanto maior a explicação, maior a mentira."
Então me pareceu interessante refletir sobre essa perspectiva dele. Afinal, como falar de desenvolvimento se ele não for sustentável? De que adianta explorar as matérias-primas produzindo de tudo, se nossos filhos e netos não poderão aproveitar? Bom, talvez meu pai possa passar por aqui e criar uma postagem melhor sobre o assunto, mas aqui quero deixar também uma contribuição:
Conta-se que Mahatma Gandhi, ao ser perguntado se, depois da independência, a Índia perseguiria o estilo de vida britânico, teria respondido: "...a Grã-Bretanha precisou de metade dos recursos do planeta para alcançar sua prosperidade; quantos planetas não seriam necessários para que um país como a Índia alcançasse o mesmo patamar?"
A sabedoria de Gandhi indicava que os modelos de desenvolvimento precisam mudar. Os estilos de vida das nações ricas e a economia mundial devem ser reestruturados para levar em consideração o meio ambiente.
" Albert Einstein disse que "futuras gerações dificilmente acreditarão que tenha existido na face da terra, em carne e osso, um homem como Ghandhi."


Nenhum comentário:
Postar um comentário