
Olá pessoal!
Tudo bem?
Então, apesar de estar em voga a alimentação saudável que busca reduzir a quantidade de frituras e gordura em geral que comemos é muito difícil preparar uma refeição sem que para isso seja usado pelo menos um pouco de óleo de cozinha. Até mesmo a refeição básica, arroz e feijão, leva esse ingrediente. As vezes até reutilizamos o óleo mas quando não dá mais para ser usado, o que fazer?
Infelizmente, muitas vezes ele acaba indo parar no ralo da pia, no lixo ou no meio da rua por falta de conhecimento do que fazer ou até mesmo por negligência. Mas essas atitudes prejudicam (e muito) nosso meio ambiente. Além do óleo causar entupimento nos canos em que passa gerando a necessidade de manutenção um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água. É bastante, não? Mas então, o que fazer?

O que fazer com o óleo usado
A maneira mais simples de resolver o problema do óleo usado é guardá-lo em recipientes até juntar uma quantidade considerável e ligar para as empresas que fazem a coleta. Hoje em dia há muitas empresas no Brasil todo fazendo isso. Aqui em Vitória, por exemplo há o serviço telefônico 156 da prefeitura que coleta o óleo em casa quando solicitado.
O óleo pode ser usado para fazer sabão caseiro também. Basta seguir a receita:
Ingredientes
5 litros de óleo usados;
2 litros de água;
1 kg de soda cáustica em escama;
Como fazer
- Coloque a água na temperatura ambiente em um balde plástico;
- Adicione, com cuidado, a soda cáustica. Mexa para ajudar a dissolver com um instrumento de plástico.
- Adicione o óleo levemente aquecido e mexa por cerca de 50 minutos. Nesse momento ocorre a reação química de saponificação.
- Adicione o amaciante e mexa novamente até formar uma mistura homogênea;
- Jogue a mistura em uma fôrma plástica e espere secar;
- Corte o sabão em barras.

Nenhum comentário:
Postar um comentário