sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Afiando o Machado

Nada melhor para começar o blog do que uma reflexão importante sobre a importância de estar sempre olhando ao nosso redor e mudando nossas perspectivas. É um texto bem conhecido que se chama "Afiando o Machado"


"No Alasca, um esporte tradicional é cortar árvores. Há lenhadores famosos, com domínio, habilidade e energia no uso do machado. Querendo tornar-se também um grande lenhador, um jovem escutou falar do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo.
- Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvore como o senhor.
O jovem empenhou-se no aprendizado das lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores.
O desafio foi aceito, e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre.
Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante.
- Mas como é que pode? – surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando!
- Não, meu filho, eu não estava descansando. Estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu."
Aprendizado é um processo que não tem fim. Sempre temos algo a aprender. O tempo utilizado para afiar o machado é recompensado valiosamente. O reforço no aprendizado, que dura a vida toda, é como afiar sempre o machado. Continue afiando o seu.


Muitas vezes lutamos com todas as nossas força por alguma causa e no final não conseguimos resultado algum. Isso acontece porque lutamos da maneira errada, sem usar os instrumentos certos. 
Nós acreditamos na luta diária para um mundo melhor e, acreditamos também que devemos "afiar sempre nosso machado" afim de alcançar nossos objetivos. E você, já afiou o seu machado hoje?


Nenhum comentário:

Postar um comentário